A aparência e odor do sémen anormais podem ser os primeiros sintomas associados a doenças no sistema reprodutor masculino. Normalmente, um sémen escuro indica a presença de sangue no sémen que, usualmente, não tem por base uma patologia grave e tende a desaparecer após alguns dias, sem necessidade de tratamento específico.
Após os 40 anos de idade, o aparecimento de sangue no sémen pode ser um sintoma de problemas de saúde mais sérios, como vesiculite ou prostatite e, neste caso, deves consultar um médico especialista (urologista).
Tabela de conteúdos
Sangue no sémen
A presença de sangue no sémen é denominada de hematospermia ou hemospermia e pode ter várias causas. Na maioria dos casos não é grave, Na verdade, a hematospermia apenas afeta cerca de 1% da população masculina.
Causas
As causas mais frequentes para o aparecimento de sangue no sémen e, consequentemente, uma coloração mais escura, são pequenos processos inflamatórios o sistema reprodutor masculino. Estes podem ser resultado de exames médicos invasivos ou de fissuras na trato genital. Se o esperma tiver uma cor mais escura, em tons acastanhados, significa que o sangue está envelhecido. Já uma cor mais avermelhada é sinal de que a lesão é recente.
Se a presença de sangue no esperma surgir com frequência ou se demorar mais de 3 dias a desaparecer é recomendado consultar um médico urologista, para orientação diagnóstica e terapêutica.
Características do sémen
No ejaculado, o sémen encontra-se coagulado e, como tal, é heterogéneo. Tem uma consistência viscosa e espessa, que serve o propósito de facilitar a aderência do esperma ao útero, para a fecundação. Nos momentos seguintes à ejaculação o esperma perde o efeito coagulante e torna-se mais líquido. Em condições normais, a cor pode variar conforme o intervalo de tempo entre ejaculações, apresentando uma coloração entre branco e transparente.
Quanto ao cheiro do sémen, este é característico e varia de pessoa para pessoa, e alterações de odor muito marcantes podem ser um sintoma de infeção.
Golpes na região genital
Uma das principais causas para o aparecimento de sangue no sémen são lesões na região genital, resultantes de fissuras ou rotura de microvasos. Como se trata de uma região delicada, sensível e muito irrigado, um trauma de média ou mesmo de pequena intensidade , por exemplo, a jogar futebol, ou algum esforço físico mais exuberante pode romper microvasos no pénis ou nos testículos. Estas situações são bastante frequentes em homens até aos 40 anos que, muitas vezes, não se apercebem ou não se lembram de terem sofrido impacto na zona genital. Como tal, no caso de haver sangue no sémen, é importante observar a zona para procurar alguma fissura ou outros sinais de trauma, como vermelhidão, inchaço ou a presença de hematoma ou equimoses
Biópsia da próstata
Os exames invasivos, como a biópsia da próstata, podem provocar o surgimento de sangue no sémen e na urina devido ao trauma provocado pela agulha utilizada para retirar uma amostra do órgão. Neste exame, o rompimento de alguns vasos sanguíneos é muito frequente. Neste caso, a presença de sangue é normal nas 4 semanas após a realização do exame. É recomendado consultar um urologista caso o sangramento seja excessivo ou se apresentar sintomas de febre.
Inflamação da próstata ou testículos
Os processos inflamatórios causam aumento do fluxo sanguíneo local e de sangue e causam inchaço nas glândulas. A inflamação da próstata ou dos testículos é uma das causas mais comuns do aparecimento de sangue no esperma. É aconselhado visitar um urologista para uma correta identificação do tipo de inflamação. O tratamento deve ser definido pelo médico que, normalmente, recorre ao uso de antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos. Deves ainda estar atento a outros sintomas associados, como febre, dor, calor e rubor na região genital.
Hiperplasia prostática benigna
A hiperplasia prostática é o aumento benigno da glândula prostática, este aumento de volume acontece à medida que o homem envelhece, sendo mais frequente em homens após os 50 anos. Este aumento de volume comprime os órgãos adjacentes como a bexiga e a uretra. Esta é uma das principais causas para o aparecimento de sangue no sémen em homens mais velhos. Para além do sangue na ejaculação, outros sintomas associdados são dor, dificuldade em iniciar as micções e aumento da frequência das mesmas , sensação de esvaziamento incompleto, incontinência urinária e insuficiência renal.
Uso de anticoagulantes
O uso de alguns anticoagulantes, como a aspirina, podem provocar pequenas perdas hemáticas, pois aumentam o risco de sangramento dos pequenos vasos sanguíneos que se encontram no trajeto do sémen. Caso exista uma microrrutura destes vasos sanguíneos, pode haver saída de sangue durante a ejaculação. No entanto, é importante notar que este tipo de sangramento é raro. Caso o mesmo aconteça durante 3 dias é recomendado consultar um urologista e avaliar a necessidade de alterar a medicação.
Infeções sexualmente transmissíveis
Embora não seja comum, as infeções sexualmente transmissíveis (IST) também podem provocar o aparecimento de sangue no sémen em caso de infecções mais exuberantes É um sintoma raro, mas pode ser um sinal de desenvolvimento de doenças como herpes genital, clamídia ou gonorreia.
Cancro
O cancro é uma das causas mais raras para encontrar sangue no esperma. No entanto dada a sua gravidade é um dignóstico a ter sempre em consideração.,. Após os 40 anos de idade, a probabilidade de aparecimento de cancro da próstata, da bexiga ou dos testículos, aumenta consideravelmente. Embora o sangue na ejaculação seja um sintoma muito pouco frequente, esta hipótese deve ser investigada por um urologista, caso exista suspeita de cancro.
Hipertensão
A tensão arterial alta pode provocar a dilatação e o rompimento de microvasos das vesículas seminais, as glândulas que produzem o líquido seminal. As vesículas seminais, juntamente com o líquido prostático e os espermatozoides, formam o sémen. Quando os microvasos se rompem ocorre uma ligeira perda de sangue que pode aparecer no esperma.
Infertilidade
A aparência do sémen não tem relação direta com a fertilidade masculina, nem é sintoma de infertilidade. No entanto, pode ser útil consultar um urologista para realizar análises clínicas e laboratoriais completas.
A presença de sangue no sémen, ou hematospermia, na maioria dos casos não é grave, mas é importante prestar atenção. Se a presença de sangue desaparecer após alguns dias, é provável que não seja grave. No entanto, se a presença de sangue persistir ou se estiver associada a outros sintomas, é fundamental consultar um urologista para um diagnóstico correto.